perigo

Santa Maria tem 120 focos de mosquito da dengue

Thays Ceretta


Foto: Charles Guerra (Diário)
Em dias quentes, larvas se proliferam mais rápido. Moradores de prédio que está com garagem alagada por causa de terreno estão preocupados

Um problema que se repete a cada ano em vários lugares da cidade fica mais preocupante nos dias quentes: o aumento dos focos do mosquito da dengue. Os terrenos baldios estão entre os principais focos para o aumento das larvas do Aedes aegypti.

O coordenador do setor de controle do mosquito Aedes aegytpi, Denoide Mezeck, explica que os dias de calor preocupam porque aceleram o desenvolvimento da larva. Uma larva que se desenvolve normalmente em em 12 dias, no calor cresce em sete dias ou menos. O verão é mais preocupante, mas os dias quentes em outras estações do ano, também merecem atenção.

Supermercado cria prateleira solidária que distribui alimentos gratuitos

Moradores de Camobi estão preocupados com essa situação. O prédio onde moram, na Rua Oy Pavão, fica ao lado de um terreno abandonado onde há água acumulada.

- Não entendo como há as campanhas para a gente não deixar água parada nas casas, mas temos esta piscina aqui do lado do prédio. A gente vê muita água parada e muito mosquito. Às 16h, tenho que fechar as janelas para eles não entrarem em casa - conta María Paula Rodríguez, 32 anos, moradora do eifício.

Além da proliferação dos mosquitos, a água que fica empossada no terreno está infiltrando e alagando a garagem do prédio. Na quarta-feira, os moradores tiveram que contratar uma empresa para retirar a água com uma bomba.


Foto: Charles Guerra (Diário)
Área com água parada no Pé-de-Plátano

- O que a gente soube é que o dono deste terreno morreu e está no inventário, já avisamos a prefeitura e a defesa civil sobre a situação, nada foi feito. A situação da água parada e das possíveis larvas que podem ter ali, preocupa porque o mosquito transmite várias doenças né. Temos ficar com as janelas fechadas todos os dias por causa da infestação do mosquito - contou Adalmir José Noal, aposentado 70 anos, que mora no prédio há 25 anos.

De acordo com a síndica do prédio, Silvana Terezinha Costa de Oliveira, 47 anos, essa situação ocorre há pelo menos quatro anos, desde que o proprietário do terreno fechou um bueiro e o local começou a ter água parada e infiltrar na garagem.

- Por causa dessa água parada, tem muito mosquito, é uma nuvem. Já na garagem sempre tem água parada, até quando não chove, e quando chove fica pior, a gente já avisou a prefeitura que ficou de entrar em contato com a proprietária para abrir o terreno e colocar tubulação para escoar a água_ comentou.

Itaara recebe almoço com harmonização de vinhos no final do mês

Durante todo o ano são feitas inspeções, ações educativas, visitas e orientações aos moradores da cidade, além dos 193 pontos estratégicos que são monitorados a cada 15 dias pelos agentes de saúde. Uma vez por semestre é feito o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), onde 2,5% dos imóveis da cidade passam por vistoria, isso representa 3 mil locais visitados, dos 120 mil 

FIQUE ALERTA

Como prevenir

  • O mosquito Aedes aegypti pode transmissor dengue, febre chikungunya, zika vírus e febre amarela. A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante:
  • Não acumular materiais em desuso que retenham água parada, como pneu, garrafa e lata
  • Tapar caixa d'água e poços
  • Lavar os pratinhos de folhagens, escovando as bordas para eliminar os ovos do inseto, e pôr areia para não acumular água
  • Tratar as piscinas 

Os focos do mosquito

  • Nova Santa Marta - 15
  • Camobi - 14
  • Juscelino Kubitschek - 13
  • Urlândia e Lorenzi - 7 cada
  • Dom Antônio Reis, Pinheiro Machado e Passo D'Areia - 5 cada
  • Itararé, Perpétuo Socorro, Salgado Filho e T. Neves - 4 cada
  • São José, Diácono João Luiz Pozzobon, Nossa Senhora das Dores, Nonoai, Patronato e Divina Providência - 3 cada
  • Tomazzetti, Rosário e Chácara das Flores - 2 cada
  • Km 3, João Goulart, Medianeira, Carolina, Caturrita, Agroindustrial, D. de Caxias, Bonfim e Centro - 1

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Exército entrega mais de 112 mil peças em campanha do agasalho de 19 cidades Anterior

Exército entrega mais de 112 mil peças em campanha do agasalho de 19 cidades

Quina acumula e deve pagar mais de R$ 4 milhões nesta sexta Próximo

Quina acumula e deve pagar mais de R$ 4 milhões nesta sexta

Geral