Foto: Charles Guerra (Diário)
Em dias quentes, larvas se proliferam mais rápido. Moradores de prédio que está com garagem alagada por causa de terreno estão preocupados
Um problema que se repete a cada ano em vários lugares da cidade fica mais preocupante nos dias quentes: o aumento dos focos do mosquito da dengue. Os terrenos baldios estão entre os principais focos para o aumento das larvas do Aedes aegypti.
O coordenador do setor de controle do mosquito Aedes aegytpi, Denoide Mezeck, explica que os dias de calor preocupam porque aceleram o desenvolvimento da larva. Uma larva que se desenvolve normalmente em em 12 dias, no calor cresce em sete dias ou menos. O verão é mais preocupante, mas os dias quentes em outras estações do ano, também merecem atenção.
Supermercado cria prateleira solidária que distribui alimentos gratuitos
Moradores de Camobi estão preocupados com essa situação. O prédio onde moram, na Rua Oy Pavão, fica ao lado de um terreno abandonado onde há água acumulada.
- Não entendo como há as campanhas para a gente não deixar água parada nas casas, mas temos esta piscina aqui do lado do prédio. A gente vê muita água parada e muito mosquito. Às 16h, tenho que fechar as janelas para eles não entrarem em casa - conta María Paula Rodríguez, 32 anos, moradora do eifício.
Além da proliferação dos mosquitos, a água que fica empossada no terreno está infiltrando e alagando a garagem do prédio. Na quarta-feira, os moradores tiveram que contratar uma empresa para retirar a água com uma bomba.
Foto: Charles Guerra (Diário)
Área com água parada no Pé-de-Plátano
- O que a gente soube é que o dono deste terreno morreu e está no inventário, já avisamos a prefeitura e a defesa civil sobre a situação, nada foi feito. A situação da água parada e das possíveis larvas que podem ter ali, preocupa porque o mosquito transmite várias doenças né. Temos ficar com as janelas fechadas todos os dias por causa da infestação do mosquito - contou Adalmir José Noal, aposentado 70 anos, que mora no prédio há 25 anos.
De acordo com a síndica do prédio, Silvana Terezinha Costa de Oliveira, 47 anos, essa situação ocorre há pelo menos quatro anos, desde que o proprietário do terreno fechou um bueiro e o local começou a ter água parada e infiltrar na garagem.
- Por causa dessa água parada, tem muito mosquito, é uma nuvem. Já na garagem sempre tem água parada, até quando não chove, e quando chove fica pior, a gente já avisou a prefeitura que ficou de entrar em contato com a proprietária para abrir o terreno e colocar tubulação para escoar a água_ comentou.
Itaara recebe almoço com harmonização de vinhos no final do mês
Durante todo o ano são feitas inspeções, ações educativas, visitas e orientações aos moradores da cidade, além dos 193 pontos estratégicos que são monitorados a cada 15 dias pelos agentes de saúde. Uma vez por semestre é feito o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), onde 2,5% dos imóveis da cidade passam por vistoria, isso representa 3 mil locais visitados, dos 120 mil
FIQUE ALERTA
Como prevenir
- O mosquito Aedes aegypti pode transmissor dengue, febre chikungunya, zika vírus e febre amarela. A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante:
- Não acumular materiais em desuso que retenham água parada, como pneu, garrafa e lata
- Tapar caixa d'água e poços
- Lavar os pratinhos de folhagens, escovando as bordas para eliminar os ovos do inseto, e pôr areia para não acumular água
- Tratar as piscinas
Os focos do mosquito
- Nova Santa Marta - 15
- Camobi - 14
- Juscelino Kubitschek - 13
- Urlândia e Lorenzi - 7 cada
- Dom Antônio Reis, Pinheiro Machado e Passo D'Areia - 5 cada
- Itararé, Perpétuo Socorro, Salgado Filho e T. Neves - 4 cada
- São José, Diácono João Luiz Pozzobon, Nossa Senhora das Dores, Nonoai, Patronato e Divina Providência - 3 cada
- Tomazzetti, Rosário e Chácara das Flores - 2 cada
- Km 3, João Goulart, Medianeira, Carolina, Caturrita, Agroindustrial, D. de Caxias, Bonfim e Centro - 1